terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Os 12 macacos





Há uns 10 anos, o jovem Gustavo, com mais cabelos na cabeça, assistia uma ficção cientifica que falava sobre um futuro apocalíptico e não entendia muita coisa.
O filme me parecia estranho - o Sr. Terry Gilliam, diretor, é o culpado disso – e a viagem no tempo que acontecia me deixava confuso.
Esse era Os 12 macacos para mim.

Com cabelos a menos e anos a mais, o que vi ontem com a patroa foi uma excelente ficção científica... um baita filme!
Na nossa história  um vírus quase acabou com a humanidade, os poucos sobreviventes vivem num submundo e partem em busca de uma vacina contra o tal vírus
Não que seja um filme complexo, mas, você precisa de um tiquinho de foco para captar as viagens no tempo que ocorrem no filme e como isso impacta os próximos passos do protagonista vivido por Bruce Willis, que está ótimo no papel. Mas, quem rouba a cena é sem dúvida Brad Pitt. Fantástico! Acho que é o melhor papel que eu o vi fazendo ao lado do cigano em Snatch - Porcos e Diamantes.



Quando o filme é muito bom dá até medo de falar.
É muito difícil lidar com o impacto de que quase toda população mundial foi atingida por um vírus mortal, só aí o filme merece grande atenção.
Aí Terry Gilliam me vem com uma máquina do tempo e Sr. Bruce Willis com uma difícil missão, descobrir qual foi esse vírus e talvez mudar toda história.
Eis que como um tapa na cara você descobre que tudo é um ciclo, e que não se pode mudar o futuro nem mesmo influenciar o destino.
Mas o melhor do melhor é a atuação do Brad Pitt, sem palavras.
Achei desnecessária a fala da atriz Madeleine Stowe, onde ela explica  o que são na realidade os 12 macacos. Só por isso não vai ganhar 5 sanguinhos!

Hoje um pouca antes de escrever minha crítica eu estava zapeando no Twitter e uma noticia da Folha de São Paulo me chamou atenção "Morre o produtor de cinema Lloyd Phillips aos 63 anos" ao ler a notícia, vejo que ele é nada menos que o produtor de Os 12 macacos, que coincidência terrível. Credo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário