quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Amor





Esperava mais do filme (com relação a história, eu imaginava que os dois fizessem reflexões a cerca da vida que tiveram juntos, esperava até algumas discussões de relacionamento...).

Porém a atuação de Emmanuelle Riva, supera tudo.
A história se passa de forma lenta, a ponto que parece que adoecemos junto com ela, e ao mesmo tempo sofremos ao lado de seu marido a cada desafio.

Me chamou atenção a pomba, que para os católicos simboliza o espírito santo e aí culmina com aquele ato ( na minha visão hediondo)  do esposo, colocando em contradição aquela simbologia. 
Sinceramente para mim não foi um ato de amor, mas como alguns dizem que amor e ódio caminham juntos... que pensem assim então.

O filme havia me prendido até então depois desmoronou na minha cabeça.

Creio que Emmanuelle Riva merecia ter ganhado o Oscar, pois sua atuação foi sensível demais, vivenciar toda aquela catarse não deve ter sido nada fácil. Passar tão verdadeiramente a eminencia da morte e nos fazer refletir ao lado dela, um prêmio seria pouco, minhas reverencias a grande dama Emmanuelle Riva.

Eu mudaria o nome do filme para sofrimento.




Pesado e lento, do início ao fim.
O que temos nesse Amor, é um filme que conta com o trabalho excelente dos atores, principalmente do casal vividos por Emmanuelle Riva (merecidamente indicada ao óscar de melhor atriz) e Jean-Louis Trintignant.
O filme acompanha a rotina do casal de idosos até que a mulher sofre um derrame e a partir daí vemos a devoção dele no acompanhamento da esposa.
E... é isso.
Eu, particularmente, não tenho muita paciência com filmes parados. E esse é assim. Paradão, até fiquei surpreso que aguentei até o final.
A patroa - com seu olhar esperto para filmes, detalhes e simbolismos - deve ter captado muitas coisas nesse e eu "uma pedra".

Não consegui perceber uma movimentação de câmera sequer. Ela era posicionada e ali ficava até um corte ou mudança de cena.
EU não gostei do filme e vou dar a nota apenas por causa das atuações (um sanguinho pra cada um do casal)... Pelo menos não dormi.


5 comentários:

  1. Haneke é assim mesmo. Bruto, sofrido. Ótimo filme.

    A reflexão da passagem da vida esta ali na tela, com a camera seca, parada , nos detalhes e diálogos.

    A simbologia da pomba, é branca eu acho que não se aplica porque não é citado nada de religião em momento algum do filme. Pode simbolizar PAZ para ele e ela. Não teve ódio algum no climax pois alguém com ódio não faria todo aquele mis en cene do começo do filme =P

    ResponderExcluir
  2. Mac, não acredito que o inicio do filme tenha sido uma mis en cene, ao contrário, mas a minha concepção de amor não há morte, principalmente daquela forma, achei violento demais (violento para a alma).

    Sobre a pomba na Biblía não cita a cor, e ela simboliza o Espírito Santo no Batismo.

    A vida pública de Jesus tem início com seu Batismo por João no rio Jordão. João Batista proclamava "um batismo de arrependimento para a remissão dos pecados" (Lc 3,3). Uma multidão de pecadores, de publicanos e soldados, fariseus e saduceus e prostitutas vem fazer-se batizar por ele. Jesus aparece, o Batista hesita, mas Jesus insiste. E Ele recebe o Batismo. Então o Espírito Santo, sob forma de pomba, vem sobre Jesus, e a voz do céu proclama: "Este é o meu Filho bem-amado" (Mt 3,13-17). É a manifestação ("Epifania") de Jesus como Messias de Israel e Filho de Deus.

    §701 A pomba. No fim do dilúvio (cujo simbolismo está ligado ao batismo), a pomba solta por Noé volta com um ramo novo de oliveira no bico, sinal de que a terra é de novo habitável. Quando Cristo volta a subir da água de seu batismo, o Espírito Santo, em forma de uma pomba, desce sobre Ele e sobre Ele permanece. O Espírito desce e repousa no coração purificado dos batizados. Em certas igrejas, a santa Reserva eucarística é conservada em um recipiente metálico em forma de pomba (o columbarium) suspenso acima do altar. O símbolo da pomba para sugerir o Espírito Santo é tradicional na iconografia cristã.

    ResponderExcluir
  3. Calma não fica nervosa. Prefiro conto de outros livros de fantasia, mas tudo bem. Continuo achando mesmo assim, que NÃO tem religião citada, demonstrada, conclamada, apitada nem nada no filme, então acho que a pomba não significa nada de espirito 'santo'.

    Como não foi ? O corpo da senhorinha coberto de pétalas, quem odeia não faz aquilo! Ele teve o cuidado de fazer quase um 'ritual', comprou as flores, as preparou, vestiu, por isso, como ele não é um psicopata, faz de todo esse ritual, um gesto de carinho e amor.

    Posto isso, vi "O Lado Bom da Vida" e sinceramente ... Oscar ? PFfffft.

    ResponderExcluir
  4. Vamos deixar a viagem de religião de lado.

    Sério mesmo que vc achou que colocar flores o redimiu do crime de assassinato?

    Mac, quem ama cuida, não mata!

    PS: eu não estava nervosa, aliás, sério mesmo que vc achou que eu estava nervosa?

    ResponderExcluir
  5. Ok, religião de lado, não disse que colocar flores redime crime e nem foi essa a msg que foi passada.

    Acho que amar é libertar também, principalmente um amor de verdade, sem egoísmo.

    ResponderExcluir